Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Campo Mourão
O Centro Especializado no Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – Ampara, de Campo Mourão, recebeu nesta semana a visita de representantes da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Pinhão, localizado na região Centro-Sul do Paraná.
A comitiva foi composta pela Secretária Municipal de Saúde, Meuri Macedo, além da equipe técnica da secretaria e da equipe multiprofissional local. O objetivo foi conhecer de perto o modelo de atendimento oferecido pelo Ampara, referência regional no cuidado a pessoas com TEA.
Segundo a Secretária Meuri, o interesse surgiu por meio de uma apoiadora da 5ª Regional Estadual de Saúde (Keullin Olinoni – Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde/CRESEMS-PR), que apresentou a estrutura mourãoense como exemplo nas discussões sobre o SUS. “Sabemos que o atendimento à pessoa com autismo é um grande desafio em todos os municípios. Estamos trabalhando para implantar um centro de atendimento no nosso município, e vir conhecer o trabalho desenvolvido aqui em Campo Mourão é uma oportunidade enriquecedora. Ficamos muito agradecidos pela acolhida e parabenizamos toda a equipe pelo excelente trabalho”, destacou.
A Coordenadora do Ampara, Lilian Gonçalves, destacou que a troca de experiências com outros municípios é um dos pilares para o fortalecimento da rede de atenção especializada. “Compartilhar nossa experiência, metodologia e desafios também nos fortalece. Ficamos felizes em poder colaborar com iniciativas que visam ampliar o acesso ao atendimento especializado em autismo em outras regiões do estado”, explicou.
Para Denise Rezende Barzotto, Diretora de Assistência à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão, o interesse de outros municípios pelo Ampara é reflexo do compromisso da gestão municipal com a saúde inclusiva e humanizada. “É gratificante ver que nosso trabalho tem despertado o interesse de outros municípios. Isso mostra que estamos no caminho certo. Campo Mourão tem priorizado políticas públicas para garantir atendimento integral às pessoas com TEA, e o Ampara é uma das ferramentas fundamentais nesse processo”, afirmou.
O Ampara é mantido pela Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem se consolidado como referência no atendimento especializado, acolhendo e acompanhando famílias com profissionais capacitados e estrutura adequada.
Comente este post