Assessoria de Comunicação – Câmara da Mulher Empreendedora
A primeira entidade empresarial feminina de Campo Mourão e região – a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (Cmeg) – começou a surgir exatamente há 16 anos. Foi na manhã do dia 23 de abril de 2009, nos salões do antigo Espaço Allure, que aconteceu o primeiro evento de mobilização das mulheres de negócios da cidade para a criação da entidade ligada a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná/Sistema Fecomércio Sesc Senac.
Mais de 100 mulheres ligadas aos diferentes segmentos de negócios participaram do encontro, que também teve a presença de representantes da Cmeg Paraná, além de autoridades e lideranças empresariais locais e regionais. A programação foi aberta com café da manhã e incluiu ainda palestra e diversas outras atividades.
A instalação oficial da Cmeg/Campo Mourão aconteceu no dia 16 de junho do mesmo ano e a primeira presidente foi Edilaine Maria de Castro, empresária do ramo cultural. Posteriormente a entidade foi comandada pela empresária do ramo de seguros, Ester de Abreu Piacentini. No início deste ano, Edilaine Castro voltou a presidência da Cmeg/Campo Mourão.
A atual diretoria da entidade, que assumiu no começo deste ano, está assim composta:
Presidente, Edilaine Maria de Castro; vice-presidente, Kamila Walter; diretora de Comércio, Serviços, Eventos e Turismo, Iraci Vieira Almeida; diretora de Responsabilidade Social, Margarete Grassi; diretora de Capacitação, Desenvolvimento e Gestão Empresarial, Ana Paula Pavelski; diretora Ambiental, Cultural e de Sustentabilidade, Claudia de Oliveira; diretora Administrativa e Financeira, Thamara da Silva Marcacini; diretora de Marketing e Publicidade, Nicoly Lopes de Souza.
ATUAÇÃO
A história da Cmeg/Campo Mourão é marcada por ações de apoio a mulheres que empreendem em Campo Mourão e na região, através de eventos voltados a capacitação e reciclagem de conhecimentos, fomento ao setor e difusão do associativismo com ferramenta de empoderamento e fortalecimento do segmento. Destacam-se ainda as ações de responsabilidade social e de resgate e reconhecimento a mulheres mourãoenses que destacaram-se no mundo dos negócios e na história do Município.
Nesses 16 anos de atuação, 13 empresárias locais receberam o Prêmio Mulher Empreendedora, uma das principais honrarias outorgadas pela Fecomércio Paraná:
2010 – Lídia Aparecida Cordeiro Fernandes
2011 – Leila Maria Tonello da Luz
2012 – Margarete de Fatima da Silva Grassi
2013 – Iracema Tavares Daleffe
2014 – Joana da Silva de Souza
2015 – Micalina Lachowski Silveira – “Nina”
2016 – Ivone França
2017 – Lilian Achoa Claudino
2019 – Edilaine Maria de Castro
2020 – Ruther Maria Deitos
2021- Ivana Mesquita da Silva de Andrade
2023- Ana Paula Daleffe
2025 – Ester de Abreu Piacentini
CMEG
Vinte e duas cidades polos do Estado têm unidades da Cmeg, ligadas a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná, coordenada por Cláudia Regina Colpi. Em âmbito local, a entidade tem o apoio do Sindicato Empresarial do Comércio Varejista (Sindiempresarial).
Uma série de novos projetos estão sendo implementados pela atual diretoria da Cmeg/Campo Mourão e para difundir a atuação regional foram designadas e empossadas “embaixadoras” em 13 cidades:
Araruna – Iolanda Cristina Souza
Mamborê – Christiane Batista Neves
Luiziana – Eliane Aparecida dos Santos Rack
Roncador – Eliana Aparecida Feitosa Ficagna
Juranda – Keila Lima Favarão
Goioerê – Regina Cruz
Boa Esperança – Lídia Dias Farias
Barbosa Ferraz – Mari Isiri
Corumbataí do Sul – Maria Mônica Bonifácio
Mato Rico – Lindamir Humeniuk
Peabiru – Dayane Gonçalves Manganot
Engenheiro Beltrão – Cristiane Andreia Marques
Campina da Lagoa – Mariana Sambati
A embaixadora das embaixadoras da Cmeg de Campo Mourão é Mitali Medici.
Comente este post