Da Redação
O presidente do Clube 10 de Outubro, Maurício Rosin e o historiador Jair Elias dos Santos estiveram na Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello para doar exemplares do livro “Uma história de gerações 70 anos do Clube Social e Recreativo 10 de Outubro”. Os exemplares passam a compor os acervos das bibliotecas do Município e do Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira.
“O ato representa o nosso compromisso de difundir a história de Campo Mourão e do Paraná. Ao doarmos os livros para as bibliotecas, as pessoas poderão ter acesso ao conhecimento e o mais importante ao alcance de todos”, justificou o historiador. O material foi recebido pela coordenadora da Biblioteca, Mara dos Santos Oliveira.
Segundo o historiador, além da responsabilidade social, a entrega de livros para uma biblioteca pública representa também o cumprimento das leis que obrigam o envio de no mínimo um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional para a Biblioteca Nacional. Para o secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso, a doação mostra que Campo Mourão é um celeiro de escritores e que continua sendo ainda referência da área no Paraná.
CLUBE 10
No mês de abril o Clube 10 de Outubro completou 70 anos e é o mais antigo em atividade no Noroeste do Paraná. O nome foi uma homenagem à data de aniversário da cidade. “Na época as festividades eram realizadas nas casas e a população sentia a falta de um espaço apropriado para a promoção de festas. Assim, procuraram o juiz Sinval Reis para encontrarem uma solução e surgiu a ideia do clube”, relata Jair Elias.
O então prefeito Joaquim Teodoro de Oliveira doou para a sociedade uma quadra inteira na área central para montar a sede. “Foi escolhida por ter um bosque de espécies nativas, derrubadas anos mais tarde por uma pessoa que teve que sair da cidade, diante das críticas pelo corte das árvores”, conta o historiador. A segunda sede, em alvenaria, foi construída nos anos 60 e passou a ser referência na cidade.











































































Comente este post