Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Campo Mourão
Levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão apontou que mais de 800 pacientes são atendidos atualmente nos serviços de saúde mental. A assistência abrange atendimentos médicos, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapia e artesanato.
Além dos atendimentos individuais, o trabalho inclui grupos e familiares. Somente o Ampara, que é a clínica de atendimento público a pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atende cerca de 300 pacientes.
Além do Ampara, o município conta com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para adultos com transtornos mentais graves, para pessoas com dependência química, crianças e adolescentes com transtorno mental grave. Há ainda o Ambulatório de Saúde Mental para crianças, adolescentes e adultos em sofrimentos mentais considerados leves e moderados.
FORMAÇÃO – Para o atendimento o município conta com equipes especializadas, que passam por constantes cursos de qualificação. Nesta semana, por exemplo, foi realizada uma capacitação sobre luta antimanicomial e reforma psiquiátrica, voltada a enfermeiros e auxiliares da Atenção Básica.
Comente este post