No ano em que Campo Mourão comemora 79 anos de emancipação político-administrativa, o Museu de História, Imagem e Som Deolindo Mendes Pereira destaca peças e documentos relacionados à criação do município, desmembrado de Pitanga em 1947. Entre os itens estão uma tela de Moyses Lupion, governador do Paraná à época, e documentos de personagens que participaram do processo de emancipação.
O acervo também preserva o título de eleitor de Francisco Albuquerque e um rádio pelo qual ele acompanhou a notícia sobre a reorganização administrativa do Paraná, informação que impulsionou as articulações pela criação de Campo Mourão. A trajetória dos primeiros administradores também está representada, com objetos pessoais e documentos de José Antônio dos Santos, primeiro prefeito do município.
De Pedro Viriato de Souza Filho, primeiro prefeito eleito, o museu guarda uma cópia do diploma eleitoral. Ele venceu a eleição de 1947 com 230 votos. Também fazem parte do acervo o livro dos primeiros eleitores e documentos relacionados à instalação da Câmara de Vereadores, importantes registros sobre a formação política e administrativa do município.
O Centro de Documentação da História de Campo Mourão (CDHIS) preserva ainda uma fita gravada em 1978, na qual Pedro Viriato relata o processo de criação do município. O material permite ao visitante conhecer não apenas documentos e objetos históricos, mas também ouvir o relato de quem participou dos primeiros momentos da história política de Campo Mourão.











































































Comente este post